A nossa História
Em Dezembro do ano de 1986 o Pe. José Arnaldo convidou 5 adultos com o intuito de criação um Agrupamento de Escuteiros Católicos em Calvão. Tarefa arriscada e árdua, pois o Escutismo é um movimento da Juventude baseado nos princípios orientadores de Baden Powell e neste caso, associado à Igreja Católica, que tem por base o voluntariado.
Nesse Grupo encontravam-se os Futuros Chefes (Dirigentes) Leonel Rocha, Manuel Pinho, Maria da Conceição Pinho, Frankelim Matias e Maria da Purificação Belo.
Depois de aceite forma então encaminhados para a frequência de cursos de formação escutista. O Primeiro a ser frequentado foi o C.I (Curso de Iniciação) e logo a seguir o CIP (Curso de Iniciação Prática), onde tomaram contacto com toda a dinâmica / prática e mística do Escutismo.
Após quase um ano em foram tomando conhecimento do Movimento, Em Março de 1987 foram constituídas as primeiras 4 patrulhas de Exploradores com os nomes de Rola, Lobo, Tigre e Leão. Foi o primeiro contacto com as crianças, trabalho para o qual tinham estado em formação. Foi um tempo de mais aprendizagens, de experiências novas, mas sobretudo de uma entrega à causa que se chama Educação.
Depois de se realizarem as primeiras atividades escutistas, reuniões, saídas, ensaios, estava tudo a postos para a realização do grande momento na vida de qualquer escuteiro, a sua promessa.
É no mês de Agosto de 1987 que se realizaram as primeiras promessas, de Juniores (atualmente com a designação de Exploradores) e Dirigentes, formando oficialmente o Agrupamento de Escuteiros de Calvão a quem foi atribuído o número 850, com o nome de S. Pedro como patrono tal como acontece com a Paróquia de Calvão.
No ano seguinte, foi criada a Alcateia, ficando como patrono S. Francisco. Os primeiros quatro Bando iniciais eram: Branco, Preto, Cinzento e Castanho.
Com o Grupo a aumentar e uma crescente procura para ingressar no movimento, começaram, então a ser “recrutados” novos candidatos a Dirigentes. Os convites estenderam-se a todos os cantos da paróquia de Calvão e lá foram surgindo mais pessoas com vontade de servir uma causa nobre voluntariamente.
A visibilidade do Agrupamento começa a ser grande e de todas as iniciativas surge a ideia de criar um jornal que mostrasse a toda a Comunidade Paroquial o trabalho desenvolvido no seio do mesmo. Assim, no ano de 1988 o Agrupamento criou o seu jornal “O Movimento” que manteve a sua existência até aos nossos dias, com alguma regularidade. Tratava-se tão só de dar voz àqueles que estavam a viver experiências únicas e que tinham necessidade de as partilhar com os outros.
No ano de 1991 é criado o Grupo de Pioneiros com o Patrono S. João Bosco, sendo-lhe atribuído o número vinte e quatro.
Nesta altura já com um efetivo a rondar os cem elementos, toda a energia disponível está a ser canalizada para o trabalho com as crianças e Jovens. Os seus Dirigentes com a vontade de dar sempre o seu melhor começam a frequentar outros cursos de Formação. Os CAP’s, Cursos de Aprofundamento Pedagógicos, são o exemplo mais claro desse serviço que se quer de qualidade.
À medida que o tempo vai decorrendo e o número de escuteiros vai aumentando, surge a necessidade, também pelo tempo, de criar o Clã, pois nesta altura já tínhamos os primeiros Jovens prontos para mais uma etapa da sua vida escutista. Filia-se então o Clã número dezassete com o seu Patrono, Pe. Batista em homenagem ao fundador do primeiro Agrupamento de Escuteiros de Calvão.
A Chefia (Dirigentes) no Agrupamento tem vindo a manifestar oscilações, tal como o número de jovens que querem continuar a apostar no escutismo como um meio de crescimento pessoal. No entanto o número de Jovens situa-se na casa das 7 dezenas.
Continuamos a acreditar que estamos a contribuir para a formação integral das nossas crianças e Jovens, tal como o projeto do seu fundador, passados 100 anos.
SEDE
Um dos sonhos de todos quantos acreditam no escutismo em Calvão foi o de criar um espaço condigno para a realização de todas as atividades. Neste sentido, com a persistência dos adulto que estão à frente do Agrupamento e da generosidade da Comunidade de Calvão, foi possível erguer a sede dos Escuteiros à qual foi atribuída a designação de “Casa da Juventude” por forma a tentar perpetuar a verdadeira casa da Juventude.
Instalada no espaço da antiga Residência Paroquial nasceu então a casa que para além de dar abrigo aos escuteiros, está a dar abrigo ao grupo de Jovens, e a grupos de Catequese.
É uma obra de todos e para todos. Só desta forma poderemos continuar a manter o objetivo fundamental pelo qual foi fundado o Agrupamento de Escuteiros de Calvão: a Educação Integral dos Jovens, baseado no voluntariado, contribuindo para o seu desenvolvimento, ajudando-os a realizarem-se plenamente no que respeita às suas capacidades físicas, intelectuais, sociais, espirituais e morais, como pessoas, Cristãos e cidadãos responsáveis e membros das comunidades onde se inserem.
Disponibilidade para actividades:
A sede do agrupamento 850 Calvão, encontra-se disponível para realização de atividades, em regime de acantonamento.
Para mais informações contactar o agrupamento.
Contactos:
Morada: Rua Padre Batista – 3840 Calvão Vagos