RECURSO DOS ADULTOS

recursosAdultos_1150px

ANO 2016|2017

Após um ano onde encetamos esforços para estabilizar a formação a nível regional, colhendo as propostas lançadas pelo nível nacional, nomeadamente conclusão dos processos formativos já ajustados ao novo modelo formativo, para o ano de 2017 pretendemos estabilizar e estruturar devidamente todas as propostas nesta área.
Assim além de continuarmos a ser o elo de ligação entre a secretaria nacional da formação e os agrupamentos, pretendemos continuar com a oferta formativa de qualidade na nossa região e ainda garantir a formação específica para os nossos chefes de agrupamento e de unidade.
Por último deixamos o nosso público agradecimento a todos os formadores regionais que muito se têm esforçado por promover todas estas mudanças que temos vivido. Sem eles este processo não teria o sucesso que é demais evidente.
De seguida deixamos as linhas de orientação para o ano de 2017, de acordo com os objetivos gerais que delineamos no início do nosso mandato.

Carlos Cruz 136 Esgueira
SRRA

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

ANO 2015|2016

Vivemos o ano de 2015, tendo como lema regional “ OUSAR SER”, cujo desafio foi uma vez mais ser alguém que, aceitando o convite, o chamamento, quer continuar este caminho de adulto que ajuda crianças, adolescentes e jovens a crescer para a vida de uma forma equilibrada, com vista a serem cidadãos interventivos e participativos na sociedade.
O lema escolhido para o ano de 2016, é “OUSAR SER ESCUTEIROS CATÓLICOS”. Somos chamados a descer ao nosso íntimo e aprofundar esta marca de ser batizados em CRISTO. É uma oportunidade para cada um de nós dar este testemunho e este exemplo de ser Cristão ativo no seu agrupamento e na sua comunidade.
Quer esta secretaria continuar o trabalho iniciado no ano de 2015. Foi com alegria e com a colaboração dos Chefes de Agrupamento e assistentes que recebemos um número elevado de adultos alegres e dinâmicos dispostos a fazer formação, para assim melhor servirem o CNE. Continua a ser notória a preocupação com a seleção de candidatos a dirigentes, mas teremos que continuar, pois verificamos que, por vezes, ainda não são postos em prática os critérios que devem assistir para o recrutamento de adultos para o movimento, em termos de perfil do dirigente. Estes estão bem definidos nos nossos regulamentos e teremos que ser exigentes. Estamos disponíveis para intervir neste processo sempre que assim o entenderem.
Com este espírito e com a alegria que nos deve caracterizar propomos, para 2016, que sejam cumpridos os objetivos abaixo indicados.

Carlos Cruz 136 Esgueira
SRRA

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

ANO 2014|2015

Amigos diretores de formação, formadores, dirigentes, aspirantes e noviços a dirigentes da nossa região, sois vós os intervenientes e os visados nesta secretaria, é convosco que queremos trabalhar.
Um novo ano se aproxima e, com ele, uma equipa renovada que quer estar próxima de cada um de vós.
Pretende, esta secretaria, ir ao vosso encontro no sentido de avaliar as vossas necessidades de formação, nos diversos níveis e em colaboração com a equipa de formação regional, proporcionar-vos essa formação tão necessária para todos e na medida das necessidades de cada um.
A formação é muito importante, não só para os que chegam ao movimento, mas também para os que nele estão. A necessidade de formação deve ser uma constante pois só acompanhando o desenvolvimento e estando por dentro do programa educativo, podemos estar à altura das necessidades dos nossos educandos. O dirigente do CNE deve sentir-se sempre inquieto na busca de um melhor desempenho. Recordou-nos isto mesmo o nosso bispo, na nossa tomada de posse, em jeito de partilha, com quem pôde estar presente neste momento tão importante, da vida do escutismo da nossa região.
É com este espirito que queremos abraçar este novo ano de 2015. Conto com todos vós, nesta missão, difícil mas possível, que todos queremos aceitar como desafio e que a todos deixará mais ricos.

Carlos Cruz 136 Esgueira
SRRA

 

COMMENTS

  • Patrícia Nunes

    Boa tarde!

    Gostaria de saber os locais e formadores das formações de Enriquecimento para poder efetuar a inscrição conscientemente.
    Queria também saber, na impossibilidade de ir a todas as formações necessárias, como fica a questão do curso? Canhota Patrícia Nunes

Leave a Comment