Aqui partilhamos, na integra, o trabalho dos Secretário/Repórteres, que durante o 1º dia do AZIMUTE recolheram testemunhos e relatam em 1º mão as mais diversas opiniões obres a vivência deste dia:
Vamos comer!
Reportagem de Catarina 588, Leonor 1088, Marta 283, Inês 1143, Ricardo 1334, Rodrigo 480.
Para o jantar desta noite. teremos um creme de cenoura feito com muito amor e carinho pelos 25 pioneiros responsáveis pela cozinha e 8 chefes.
A receita consiste em:
– 60 kg de batatas
– 30 kg de cenouras
– 4 cebolas
– 4 cabeças de alho
– meia panela de água
– sal
– azeite
O tempo de espera é entre 45 a 60 minutos.
De seguida moem-se os legumes formando um creme e deixa-se aveludar. Para acompanhar esta sopa, os chefes têm com objetivo tentar fazer pão para os cozinheiros terem a oportunidade de praticar a cozinha selvagem. Segundo a opinião dos chefes, não é difícil cozinhar.
Enquanto esta reportagem decorreu, os cozinheiros fizeram um jogo que se baseava em aprender um pouco mais sobre a roda dos alimentos. Foram feitos vários grupos que, por estafetas, iam completando a Roda dos Alimentos.
Em suma, os cozinheiros e os chefes, passaram um bom tempo juntos, a trabalhar em equipa que era um dos objetivos ensinando aos cozinheiros nova técnica de cozinha.
Sopa para 500
Reportagem de Ana Sofia 189, Joana 531, Beatriz 1345, Maria 190
Estamos a reportar do Campo Escola de S. Jacinto, onde está a decorrer a atividade AZIMUTE [12 e 13 de novembro], que consiste num encontro regional de pioneiros de Aveiro. A atividade começou com a divisão dos participantes consoante os cargos de cada um [Guias, Sub-guias, Secretários, Animadores, Socorristas, Cozinheiros, Tesoureiros e Guarda-Material]. Cada grupo foi conduzido a um workshop ou a jogos de campo, alternadamente, a fim de aprenderem mais sobre o seu cargo.
A nós Secretários/Repórteres coube-nos entrevistar os outros cargos. No caso deste grupo fomos entrevistas os cozinheiros. Falámos com a Clarisse, uma pioneira do agrupamento 826 de Fonte de Angeão que nos informou sobre o que seria a ementa [sopa] e os ingredientes que utilizaram [batata, cenoura, alho e cebola]. Ela tem como objetivo aprender coisas novas e ter boas espectativas para o ano que vem. A sua equipa tem 6 elementos, mas como não vieram pessoas suficientes, vieram em comunidade.
Entrevistámos também uma das dirigentes que explicou como funcionava a formação de cozinheiro e os seus objetivos. Revelou-se otimista com os seus “alunos” e tem espectativas para que eles aprendam mais e melhor. No final, além da sopa, os cozinheiros fizeram também pão com chouriço.
Esperemos que usem estes novos conhecimentos para a próxima atividade!
Reportagem aos tesoureiros e guarda-material
Reportagem de Gabriela 1143, Catarina 319, Catarina 189, David 850, Inês 969, Juliana 221
No dia 12 de novembro decorreu no Centro Nacional de Educação Ambiental de S. Jacinto – CENFA, uma atividade escutista no âmbito da formação de cargos de equipa, da terceira secção.
Esta atividade, à qual chamaram “AZIMUTE”, pretende reunir todos os pioneiros de Aveiro, não só para formação mas também para o apelo ao convívio entre a comunidade escutista.
De maneira a desenvolver o nosso cargo, fomos entrevistar alguns tesoureiros e guarda-materiais e respetivos chefes.
De maneira geral, todos os entrevistado deram uma ideia positiva em relação à atividade, tendo apontado apensa as condições meteorológicas como aspeto negativo, pois a chuva não colaborou para um melhor funcionamento das atividades.
Cada ponto tinha uma dinâmica diferente, sendo que num dos postos o objetivo era desenvolver ideias para a angariação de fundos e no outro era perceber de que forma a comunicação os poderia ajudar a desenvolver melhor as suas funções.
No primeiro, apresentaram duas propostas, uma em que consistia na venda de rifas e outra que consistia em organizar um concerto solidário.
Na segunda, para conseguir realizar o objetivo pretendido, fizeram o jogo do telefone, onde passavam a mensagem ao ouvido do colega do lado e assim sucessivamente.
Os pioneiros não tinham expectativas pois não sabiam o que esperar deste acampamento, porém estão a gostar e demonstram interesse nos diversos ateliers.
Nestes ateliers, os tesoureiros aprenderam a organizar receitas e despesas, a poupar e a angariar fundos para as atividades.
O balanço dos chefes foi positivo uma vez que esperavam um participação massiva entre os 120 pioneiros presentes para estes postos e muita vontade de aprender o que se sucedeu.
Reportagem aos tesoureiros e guarda-material
Reportagem de Bárbara 794, Maria Inês 319, João Oliveira 221, Margarida 1334
Nos dias 12 e 13 de novembro, decorreu em São Jacinto uma atividade onde estiveram presentes os pioneiros da região de Aveiro, que tinha como objetivos o convívio e a melhoria do desempenho dos elementos nos seus respetivos cargos.
Como repórteres/secretários, foi-nos atribuída a tarefa de reportar um atelier de formação de guarda de material e tesoureiros. Este atelier tinha como objetivo que os pioneiros ficassem a conhecer melhor as suas responsabilidades, aprendendo jogos para os pôr em prática na vivência em equipa/comunidade.
Segundo um dos tesoureiros, o atelier foi útil, no entanto, já praticava muitas das coisas que lhe ensinaram, disse também que não era difícil ser tesoureiro e que gostava bastante do cargo.
O guarda-material também achou interessante, salientando que aprendeu novas formas de construção. para ele, o mais difícil era manter todo o material em boas condições.
Concluindo, esta atividade foi um sucesso e os objetivos foram cumpridos!
Atividade regional – Azimute
De 12 e 13 de Novembro, em São Jacinto
Reportagem de Gonçalo Paiva 588, Raquel 838, Mariana 480, Renata 853, Rafaela 1024
No dia 12 de novembro, pelas 11hora, iniciou-se uma atividade com pioneiros da região de Aveiro.
A tarde iniciou-se com uma sessão de ateliers dos vários cargos da 3ª secção, que dos vários cargos existentes fomos entrevistas os “Socorristas”.
“A nossa missão neste atelier será dizer ao socorrista que tem uma missão importante, conhecer em primeira-mão os primeiros socorros, o que possa ajudar. Convém que também saiba identificar a partir de que momento deixa de ser da competência dele e convém mesmo ligar ao 112. Saber identificar uma situação de emergência pode fazer toda a diferença.” Relatou uma dos chefes responsáveis por esta formação.
Ouvimos também dois participantes do atelier, socorristas,:
” Aprendemos mais sobre o que é o suporte básico de vida e desenvolvemos mais o nosso cargo, …, até estivemos a fazer contrações”
“Aprendemos várias técnicas de salvamento que podemos fazer no nosso dia-a-dia. Aprendemos também como tratar e cuidar de feridas e os medicamentos que são desaconselhados em determinadas situações”.
SOS AZIMUTE
Reportagem de Sandro 233, Rosana 1335, Cecília 588, Inês 136, Patrícia 1084, Miguel 402
S. Pedro enganou-nos, ou seja a chuva marcou a sua presença neste encontro regional de pioneiros.
Onde estão 450 elementos divididos por vários cargos. Um dos ateliers foi o de socorrismo onde podemos aprender o suporte básico de viva e o “transporte à bombeiro” .ambos foram exemplificados por todos os 35 elementos presentes na sala.
Contatou-nos que poucas pessoas sabiam fazer ambas as coisas e também que todos estão no 1º ano como socorrista de equipa. Apesar da timidez todos cooperaram de forma ativa.
Os chefes responderam empenhadamente às questões por nós colocadas.
REPORTAGEM DO GRUPO DE FORMAÇÃO
Reportagem de Rita 1084,Tomás 1116, Sara 319, Beatriz 233, João 1088
O AZIMUTE está a decorrer no campo de escuteiros em São Jacinto, nos dias 12 e 13 de novembro, destinado à 3ª secção e seus respetivos dirigentes.
Esta atividade está organizada em jogos para cada cargo/função dentro da equipa.
O grupo de formação tem como objetivo ensinar a formatura [ordem em grupo e disciplina]assim como reforçar a cultura geral escutista. Foi recorçado que todos devemos seguir com rigor a utilização do uniforme, que tem padrões próprios.
Para finalizar, esta atividade serviu para conhecermos novas pessoas e para aprender a verdadeira vida escutista.
AZIMUTE
Reportagem de Inês 402, Ana 836, Maria 116, Júlia 136, Inês 789
A atividade AZIMUTE está a decorrer no campo escola de .S. Jacinto, destinado à 3ª secção, nos dias 12 e 13 de novembro. A atividade está organizada por workshops respetivos a cada função/cargo. Decorrem, também, jogos instrutivos como a formatura e a cultura geral escutista.
Neste jogos estavam presentes cerca de 70 elementos.
Os objetivos da formatura são a ordem unidade e em grupo, perceber a disciplina enquanto escuteiro e enquanto grupo. Além de estarmos todos em rigor na formatura, também exteriormente a estes, utilizamos uniformes os quais necessitam de seguir os padrões impostos.
Para finalizar, todos os participantes tiveram oportunidade de conhecer novas pessoas e de aprender mais sobre a verdadeira vida escutista.
GUIAS E SUBGUIAS NO AZIMUTE
Reportagem de Beatriz 1024, Alexandra 838, Ana 221, José 826, Diogo 136, João 794
Nos dias 12 e 13 de novembro está a realizar-se uma atividade da 3ª secção no Campo Escutista de S. Jacinto. Como repórteres, ficámos encarregues de entrevistar os guias e subguias em formação, Esta atividade é um momento de partilha, em que os guias e subguias estão a aprender como preparar uma atividade e a trabalhar melhor em grupo.
Neste atelier podemos saber, graças a alguns testemunhos, que a atividade está a ser “tal como dizem, muito interessante e produtiva, e que, como pioneiros e pessoas, os ajudará a liderar melhor e a ajudar os seus elementos a crescer.” Esperam que continue a decorrer da melhor maneira, apesar de alguns contratempos com a chuva.
Pelo lado dos chefes, formadores, esperam conseguir passar a mensagem que pretendem que seja adquirida pelos elementos e estão contentes por proporcionar alegria aos participantes.
GUIAS E SUBGUIAS DA REGIÃO EM SÃO JACINTO
Reportagem de Andreia 779, Martim 1345, Sara 136, Pachera 1143, Carolina 283
Nos dias 12 e 13 de novembro de 2016 ocorreu no Campo-Escola de São Jacinto uma atividade de pioneiros da região de Aveiro designada “AZIMUTE”. Os seus participantes afirmaram que esta superou as suas espectativas, dizendo ser bastante dinâmica e bem organizada, onde se verificou o notável empenho e dedicação por parte dos dirigentes.
No âmbito desta atividade, foi-nos proposto fazer uma reportagem sobre o atelier para Guias e Subguias, no qual nos foi possível recolher alguns testemunhos, tanto dos participantes como dos dirigentes em questão.
Segundo o testemunho da Margarida [do 480 Troviscal]m o objetivo do atelier em causa é a possibilidade de poderem aperfeiçoar a sua função enquanto guias/subguias. Já Simão, do 283 da Vera-Cruz, afirmou que estes conhecimentos lhe vão ser úteis em futuras atividade, contribuindo para uma melhor execução do seu cargo enquanto guia.
O chefe responsável por esta formação, chefe Nélson do 283 Vera-Cruz, expôs os objetivos deste atelier: reconhecer o papel e a qualidade de uma guia; identificar as várias fases de um empreendimento, onde tiveram de identificar problemas. Foi proposto aos pioneiros a execução de um jogo intitulado “Perdidos no mar”, cujo objetivo era identificar e ordenar quinze objetos por ordem de importância, realizando-se primeiro individualmente e mais tarde em grupo, promovendo a comunicação entre os vários elementos e a busca consenso entre os mesmos.
O chefe afirmou ainda que o balanço desta atividade é positivo e que os conhecimentos adquiridos vão ser úteis no futuro, já que esta função é a mais importante dentro de uma equipa.
As condições climatéricas não foram propícias à atividade, ainda assim, não impediram a sua realização.
ANIMO NO AZIMUTE
Reportagem de Francisca 1157, Eduardo 136, Mariana 1286, João 190, Bruno 1143
Nos dias 12 e 13 e novembro de 2016, decorreu a atividade AZIMUTE em S. Jacinto, realizada para os pioneiros da região de Aveiro
Durante o período da tarde, os pioneiros foram divididos em pequenos grupos, de acordo com o cargo que estes ocupam na equipa.
Fomos entrevistas os chefes responsáveis pelo atelier de Animação e concluímos que apesar das condições climatéricas adversas, este continuam muito animados.
Os animadores estão a gostar da atividade, aprendendo coisas novas sobre a sua função na equipa.
Aqui deixamos um testemunho de uma chefe que veio pela 1ª vez a uma atividade de pioneiros: “Estou a gostar, esta atividade está a ultrapassar as minhas espectativas. AZIMNUTE sempre”
REPORTAGEM ANIMADA
Reportagem de Filipa Silva, Carolina Oliveira, Maria Ribolo, Margarida Silva, Pedro Ganheto e Tiago Costa
Reuniu-se nos dias 12 e 13 de novembro uma grande concentração de pioneiros da região de Aveiro, no centro nacional de formação de S. Jacinto, na atividade AZIMUTE para uma formação com vista ao aprofundamento e conhecimento de cada pioneiro no seu cargo.
Nesta reportagem focámo-nos no cargo dos Animadores, visto que sen este bom funcionamento a boa disposição da euipa seria impossível. Nesta atividade foi atribuída aos animadores a função de preparar o Fogo de Conselho e alguns momentos da eucaristia. Segundo o chefe entrevistado, para este efeito foram divididos num sistema de equipas onde também partilharam as sua experiências dentro do seu agrupamento.