DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO

RESPONSÁVEL: Pedro Ventura (794 – Vilar)

O ano escutista 2018/2019 será para este departamento um ano forte em termos de comunicação, devido ao facto de irmos viver o ACAREG.

Naturalmente que a maioria dos esforços serão colocados nesta grande atividade regional, sem nunca descurar, como é evidente a comunicação habitual e regular com os agrupamentos e com a sociedade em geral.

A nossa equipa, fruto da especificidade técnica exigida, está em constante mutação e daí necessitarmos de, em cada ano, reforçar os seus membros.

Sabemos das dificuldades existentes na adjudicação de pessoas para este serviço. São, na maioria das vezes, profissionais com horários bastante alargados e com muitas solicitações. É por isso necessário da nossa parte alargar a equipa por forma a podermos corresponder devidamente aos ensejos da região e assim continuar a servir a mesma.

As áreas que abrangemos exigem da nossa parte uma coordenação elevada e acima de tudo potenciar ao máximo as ferramentas de comunicação digital. Será com esse intuito que desenvolveremos formas de trabalhar novas e assim aproveitar para divulgar as ações regionais e de agrupamento.

Fruto da mudança prevista da loja escutista para a BEA e consequente abertura à região, teremos ainda a nosso cargo a instalação de toda a estrutura informática necessária para garantirmos o funcionamento devido.

Nota: Uma vez que o plano elaborado para 2018 foi substituído por este plano 2018/2019 alguns dos objetivos do plano anterior mantêm-se os mesmos.

 

OBJETIVOS PLANO ANUAL 2018/2019:

1. Possuir uma equipa forte, coesa e funcional
ANUAL AÇÕES CONCRETAS
1. Reforçar equipa regional nas três áreas de atuação (informática, comunicação, imagem) 1.1 Definição de necessidades para o corrente ano;

1.2 Entrar em contacto com escuteiros, com os conhecimentos técnicos exigidos, para incorporarem a equipa regional.

 

2. Divulgar as ações regionais e de agrupamento através dos meios de comunicação social
ANUAL AÇÕES CONCRETAS
2. Desenvolver modelo de notícia para facilitar a divulgação das ações 2.1 Disponibilização de modelos online para promoção de ações regionais de divulgação pelos media.

 

3. Manter ativo e atualizado o sítio da junta regional
ANUAL AÇÕES CONCRETAS
3. Renovar graficamente o sítio da junta regional 3.1 Desenhar novo sítio da junta regional;

3.2 Lançar até ao final do ano escutista novo sítio.

 

4. Atualizar permanentemente as redes sociais oficiais da junta regional
ANUAL AÇÕES CONCRETAS
4. Atualizar permanentemente as redes sociais oficiais da junta regional 4.1 Manutenção do ritmo das atualizações permanentes no Facebook e no Flickr regional;

4.2 Criação de conteúdos específicos para o Youtube;

4.3 Aumentar as publicações no Instagram regional.

 

5. Suportar a comunicação regional interna (secretarias e departamentos)
ANUAL AÇÕES CONCRETAS
5.1 Suportar os meios de comunicação regional interna 5.1.1 Colaboração com as secretarias e departamentos na criação dos meios de comunicação internos (ofícios, etc.).
5.2 Instalar a estrutura informática na BEA 5.2.1 Contratação externa dos serviços necessários para a instalação da estrutura informática.

 

6. Apoiar a comunicação bidirecional entre a junta regional e os agrupamentos
ANUAL AÇÕES CONCRETAS
6. Estruturar formas de comunicação entre a região e os agrupamentos 6.1 Disponibilização de espaço no sítio da junta para os agrupamentos e demais estruturas regionais.

 

COMMENTS

Leave a Comment