Atividade Regional: Dia do Explorador/Moço
Dia: 9 maio 2015
Local: Canelas
Participantes:
39 agrupamentos;
583 exploradores/moços;
77 dirigentes;
97 patrulhas + 1 tripulação.
Tema: OUSAR SER ALGUÉM
Ousar ser alguém que se destacou por deixar o mundo um pouco melhor, em diversas área de destaque: desporto, ciência, artes, fé/espiritualidade.
Cada área descrita foi trabalhada por cada uma das área pedagógicas, onde, através do jogo foi desenvolvido o tema.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
IMAGINÁRIO
OUSAR SER…
Fernão não era uma gaivota como as outras.
Quem olhasse para ele, via uma gaivota cinzenta e branca e um enorme bico amarelado como o de todas as outras gaivotas. Mas o seu coração era diferente e ele sentia-se diferente, nem melhor, nem pior, apenas diferente. Como todas as gaivotas, gostava de voar, de estender as asas e sentir o aconchego do vento nas penas. Só que ele, ao contrário de todas as outras gaivotas, não gostava de planar, de ficar bem quietinho lá no alto, aproveitando todas as correntes de ar que o dia lhe proporcionava. Pelo contrário, gostava de mergulhar a pique, de se sentir como um falcão peregrino a perseguir a sua presa, de fazer voos rasantes à água do mar, sentindo os salpicos das ondas no bico. Nesses momentos, Fernão sentia-se…livre.
Mas o mundo das gaivotas era um mundo marcado pela indiferença, pela resignação, pela luta por um pedacinho de pão, e nem todas as gaivotas queriam ser livres como Fernão. Preferiam a segurança que a rotina diária lhes transmitia à insegurança que a ousadia de ser diferente lhes iria proporcionar.
Mas Fernão não pensava assim. Onde as outras gaivotas viam dificuldades, ele via um novo desafio, onde as outras gaivotas viam a cobiça, ele via a partilha, onde as outras gaivotas viam a disputa ele via uma oportunidade de ser útil.
Fernão queria contribuir para mudar aquele mundo. Queria que as outras gaivotas, tal como ele, ousassem marcar a diferença, ousassem ser diferentes, queria que elas, as gaivotas, ousassem sair da resignação do dia-a-dia, ousassem contribuir para a construção de um mundo melhor, sentindo que o seu tempo não tinha sido desperdiçado.
Ele ousou ser assim. E tu?