É com imensa alegria que informamos que decorreu no passado dia 7 de outubro um encontro entre a equipa regional e a comunidade de Valongo do Vouga, com o objetivo de uma possível reativação do escutismo por terras banhadas pelo rio Vouga.
Num encontro promovido pelo pe. João Paulo Sarabando, pároco local, cerca de 14 adultos estiveram reunidos com elementos da junta regional para falarem abertamente sobre escutismo. Depois de uma breve e muito simples apresentação, pela equipa regional, acerca do que é o escutismo e quais as verdadeiras razões para a existência de um agrupamento em Valongo do Vouga foi aberto o debate entre os presentes para se apresentarem as dúvidas e ansiedades que os leigos possuíam. Sublinhamos ainda o facto de alguns elementos terem passado pelas fileiras do 875 nos idos anos 90, o que demonstra que o “bichinho” do escutismo continuou vivo!
Novos passos foram projetados e agora resta-nos apoiar e colaborar, dentro do que nos é institucionalmente possível, para perceber se seriamente se consegue reativar o agrupamento 875 de Valongo do Vouga. Acreditamos que, com a graça de Deus, a benção de S. Francisco de Assis e S. Pedro e a ajuda de Maria Mãe dos Escutas dentro de pouco tempo o ideal escutista espalhará esta nova maré de escutismo com Sal em mais uma paróquia do arciprestado de Águeda.
Fernando Cassola Marques
chefe regional adjunto
Muito Bem. Certamente teremos um Agrupamento com a vitalidade e o empenho de outros tempos.
Uma canhota forte para todos