Convocatória diocesano para a Abertura do Ano Santo no próximo dia 13 na Sé de Aveiro
O Papa Francisco publicou, no passado dia 11 de abril, a Bula de Proclamação do Ano Santo intitulada Misericordiae Vultus. Este Ano Santo vai ter início a 8 de dezembro de 2015, em Roma, solenidade da Imaculada Conceição, e no domingo seguinte em todas as Dioceses.
A nossa Diocese vai abrir a Porta Santa da Catedral de Aveiro no domingo dia 13, às 16h00.
Convocamos assim todos os agrupamentos a estarem presentes com a sua bandeira
O PAJ é um Programa de Apoio Juvenil que apoia o desenvolvimento das actividades das Associações Juvenis. As candidaturas a estes apoios são anuais através do IPJ – Instituto Português da Juventude.
No seguimento do proposto no Conselho Regional e nas Jornadas do Chill, vimos divulgar a forma de candidatura aos programas de apoio às associações do IPDJ.
Juntamos em anexo o mapa em Excel que deve ser preenchido, com as notas (fundo verde) do seu preenchimento, assim como o despacho das despesas aceites e não aceites.
Refira-se que, posteriormente e de forma intercalar deve ser feito um relatório, assim como no final, mas consiste basicamente em relacionar as faturas de despesa.
Importa acrescentar:
– a totalidade do valor inserido tem de ser justificado com documentos fiscalmente válidos (faturas ou recibos verdes cujo NIF do CNE conste como adquirente);
– os valores inseridos devem ser certos já que devem ser justificados, pelo que convém inserirem apenas as certezas, sob pena de devolução do apoio concedido;
– deverão as divulgações das ações incluídas na candidatura ter o símbolo do IPDJ e a alusão ao apoio.
…Quando nós agora celebramos, cada ano, o Advento e centramos o nosso olhar na espera e na preparação da vinda de Jesus, não é que queiramos simular, como se Jesus tivesse ainda para vir. Nós somos os seus seguidores, somos os que fomos transformados pelo grande mistério da Sua vida, a Morte e Ressurreição, os que recebemos o seu Espírito para que sejamos continuadores da sua obra. Mas que significará preparar a Sua vinda? poderá dizer-nos várias coisas: Em primeiro lugar, quer dizer olhar para trás, para aquele acontecimento ocorrido á dois mil anos, e cada um revivê-lo á sua medida, tirar as mãos dos bolsos. No tempo do Advento celebramos um facto decisivo: Deus fez-se Homem. Deus veio viver a nossa própria vida. Deus entrou na nossa história para nos abrir um caminho de Paz de nos libertar do mal e do pecado. Deus fez sua a nossa debilidade, a nossa carne , diz o Evangelho de Sº João, e fez dela vida plena, vida divina…
Caros Dirigentes,
Decorre, no próximo fim-de-semana 12-13 de dezembro de 2015, a terceira sessão do CAR (Curso de Animadores Regionais) que terá lugar no Seminário de Vilar, no Porto.
No programa de sábado (dia 12), inclui-se uma sessão que será aberta à participação de todos os dirigentes interessados, subordinada ao tema:
Ser Igreja no Escutismo
O objetivo é o de debatermos em conjunto, ao final da tarde ou ao início da noite (a confirmar), estes temas:
. Os Assistentes no CNE: missão e desafios para o CNE e para a Igreja
. Sentido de pertença diocesana do CNE
. CNE enquanto movimento católico de fronteira
. O CNE perante situações pessoais de “periferia” na relação com a Igreja
Convidamos-te a participar nesta discussão, que se pretende enriquecedora.
Pela equipa de coordenação do CAR
Uma forte canhota,
Ivo Faria