Os agrupamentos 1334 de Oliveirinha e o 1143 de Oiã na iniciativa trees for the world
O agrupamento 1334 de Oliveirinha, realizou no passado dia 28 de Novembro uma atividade em agrupamento de Plantação de Árvores, no Campo Escutista de formação ambiental de S. Jacinto.
Foram plantadas cerca de 70 Arvores de 4 especies, Pinheiro Bravo, Cedros do Buçaco, Carvalhos Americanos, Carvalhos Alvarinhos.
Cada árvore, foi plantada e apadrinhada por um elemento, que deixou inscrita uma pequena etiqueta com o seu nome e no qual ficará responsável pela mesma.
Um agradecimento á empresa que nos apoiou nesta atividade (ANADIPLANTA) e claro ao campo de S. Jacinto que nos acolheu e nos orientou na logística necessária.
No passado dia 21 de novembro, os lobitos do agrupamento 1143 de Oiã plantaram cerca de 20 árvores no Parque do Prego, em Perrães, participando desta forma no projeto mundial “Trees for the world”. Este projeto consiste na plantação de uma árvore por cada escuteiro, estando inserido no projeto mundial “Mensageiros da Paz”, que visa inspirar os jovens de todo o mundo a trabalhar em prol da paz.
Na fase de preparação da atividade, os lobitos realizaram uma primeira plantação em pequenos vasos para facilitar o enraizamento. Houve ainda uma atividade de limpeza do parque, sendo feita a limpeza da vegetação.
No dia 21 de novembro cada lobito teve a oportunidade de plantar uma árvore autóctone: o salgueiro. Cada árvore está devidamente protegida com rede e assinalada com o nome de cada participante. Cada lobito tornou-se responsável pela árvore que plantou. Os elementos foram convidados a descobrir mais sobre a espécie plantada e refletiram sobre as consequências e responsabilidade desta plantação.
Esta atividade foi uma bela oportunidade de “aprender fazendo” o que permitiu experienciar novos desafios e adquirir novos conhecimentos nesta área.
Aproveitamos para agradecer à Câmara Municipal de Oliveira do Bairro que autorizou a plantação de árvores e forneceu dicas importantes sobre normas e cuidados de plantação. Contribuiu ainda com a uma remoção dos resíduos resultantes da limpeza. Agradecemos ainda ao Viveiro Melo e Cancela de Avelãs de Caminho que ofereceu os salgueiros ao agrupamento.
Trees for the World é um projeto dinamizado pelo Departamento Nacional de Ambiente, Departamento Nacional Centros Escutistas e o Campo Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova. Este projeto é um projeto mundial que se realiza em diversos países, inserido no projeto dos Mensageiros da Paz, dando por isso a oportunidade de obter a insígnia dos Mensageiros da Paz.
+ info: http://www.cne-escutismo.pt/Trees-for-the-World