MENSAGEM DE NATAL 2015
CHEFE REGIONAL
Irmãos em Cristo e no Escutismo, Amigos
Em cada dia das nossas vidas, Deus vem junto de nós das mais variadas formas e interpela-nos através de um acontecimento, da palavra de alguém, do gesto inesperado, do sorriso que nos surpreende, da desilusão ou da desgraça que nos fere o coração, acerca da forma como estamos a aproveitar o Dom da Vida que nos concedeu; interpela-nos de que forma assumimos a Missão para a qual Ele nos escolheu; questiona-nos assim acerca da forma como nos estamos a relacionar com Ele e com o seu projeto de Amor.
Partilho convosco a alegria de “ousar ser Escuteiro Católico” e acredito que neste caminho que fazemos em conjunto e que propomos no nosso Plano Regional, estamos alinhados com os desígnios de um Deus que renova neste tempo especial de Natal, uma proposta única com valores que nos conduzem pelo trilho da verdadeira felicidade.
Este trilho que, de quando em vez, teima em nos colocar escolhos que nos vão dificultando a caminhada e que se materializam em imagens de povos em sofridos êxodos, em atentados que sacrificam inocentes, em corpos martirizados pela fome, em faces escondidas pela vergonha da miséria que nem sempre é só material, mas que se enraíza também em debilidades resultantes da falta de Deus nas suas vidas.
É por isso importante que todos nós mantenhamos a nossa “Porta aberta à Bondade de Deus” como nos propõe a nossa Diocese para este Tempo do Advento. É uma proposta desafiante que só resulta se abrirmos o nosso coração ao próximo, se em cada dia formos testemunho vivo de evangelização.
“Precisamos de olhar mais para fora, de sermos missionários. A fé vive-se lá fora. O cristão é aquele que procura transmitir o Evangelho no dia a dia” Dom António Moiteiro Bispo de Aveiro
Certamente que teremos oportunidade de, nas nossas atividades, aprofundar um pouco mais os conceitos que são o esteio deste percurso que conduz á celebração de um Natal de Misericórdia que se consubstancia e que mora no coração de cada pessoa.
“Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o acto último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.” Papa Francisco
Meus queridos Lobitos, Exploradores e Moços, Pioneiros e Marinheiros, Caminheiros e Companheiros, Dirigentes e Assistentes da Região de Aveiro:
Que este Natal seja para cada um de vós um Tempo de Saúde Alegria, Felicidade e de Amor, que em cada uma das vossas casas, no vosso coração e á vossa mesa, haja sempre um lugar reservado para aquele convidado de honra, nosso Mestre e nosso Farol, JESUS CRISTO.
Em nome da Junta Regional, endereço a todos vós um forte abraço na Paz de Deus Misericordioso.
Aveiro e Sede Regional aos 11 de Dezembro de 2015
O CHEFE REGIONAL
José Carlos Santos
[…] MENSAGEM DE NATAL 2015 […]