[atualizado de acordo com os conteúdos ministrados na formação]
- Texto de apoio dado na formação [descarregar aqui]
- Link para o vídeo inicial da apresentação [aceda aqui]
- TRABALHO DE “CASA” (avaliação):
- Desenvolver um dia de Jubileu dos escuteiros. Etapas a trabalhar:
- 1. A peregrinação. “Ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. A vida é uma peregrinação e o ser humano é viajante, um peregrino que percorre a estrada até à meta”. Fazer vários postos em que crias oportunidades de reflexão, oração, crescimento e maturação da fé. Para te ajudar, tens a Bula do Papa Francisco, ou apenas as citações do documento distribuído, assim como os textos bíblicos. Também podes pegar nos salmos das subidas, os que Jesus rezou nas tantas vezes que subiu a Jerusalém em peregrinação.
- 2. Pensa na porta santa como uma oportunidade de encontro com a doçura de Deus que te ama e te quer fazer bem. “Uma porta da Misericórdia, onde qualquer pessoa que entre poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança”. E essa porta também será símbolo da saída que se espera daquele que foi alvo da misericórdia do Pai. “Critério para individuar quem são os seus verdadeiros filhos”. E “para ir ao encontro de todas as pessoas levando-lhes a bondade e a ternura de Deus! A todos, crentes e afastados, possa chegar o bálsamo da misericórdia como sinal do Reino de Deus já presente no meio de nós”. (Ajuda: essa porta pode existir, mas deve ser sinalizada de forma diferente. Ou poderá ser feita. Sê criativo).
- 3. Elabora um momento de oração celebrando o Deus que é Pai misericordioso, sem negociar o amor que tem para nos dar como puro dom e iniciativa sua, muito além dos nossos méritos.
- envia o trabalho para adultos.aveiro@escutismo.pt