LUZ DA PAZ DE BELÉM 2016 | CHEFE REGIONAL
Irmãos em Cristo e no Escutismo, Amigos
Desde logo em nome da Junta Regional deixar aqui um agradecimento ao Agrupamento 283 da Vera Cruz por ter representado a nossa Região em Évora na distribuição da Luz da Paz de Belém hoje aqui connosco. Percorreu um longo caminho esta Luz desde a Cova na Natividade de Jesus em Belém, passando por Viena, Évora e agora Aveiro. Esta Luz que partilhámos, não pode ser só e apenas isso uma Luz.
Atentemos no que nos diz Mateus “Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo do alqueire. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. 16Assim também a vossa luz deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai que está no céu.”
É esta Luz que todos teremos de ter e de ser!
Assim representada desta forma física, visível, mas que só brilhará em toda a casa que é a nossa família, que é a nossa comunidade, o nosso trabalho, a escola, se a alimentarmos com os princípios e os valores escutistas e esta Alegria imensa de sermos filhos de Deus, e temos de fazer esta Luz brilhar no que nós próprios somos, nos nossos gestos, nas nossas palavras, nas nossas atitudes. Sim, somos pecadores, sim somos humanos, sim por vezes deixamos sem querer a luz debaixo do alqueire… mas o mais importante é fazer caminho, se necessário voltar atrás e recolocar a Luz onde seja bem visível para todos.
João também nos diz a certo ponto que “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.” Saibamos ser sempre esta Luz que resplandece das trevas que em cada dia são um desafio na nossa vida e que jamais as trevas tenham ascendência sobre essa Luz que hoje e sempre nos ilumina e que é Jesus nosso Modelo de Vida.
Neste tempo em que preparamos a vinda daquele que é a “Luz do Mundo”, que essas pequenas luzes que transportaram para a vossa comunidade sejam faróis que orientem no bom caminho todos e cada um de nós em ordem a vivermos este tempo de coração aberto à mensagem salvífica de Deus Pai.
Bem hajam a todos.
Aveiro e Sede Regional aos 19 de novembro de 2016
O CHEFE REGIONAL
José Carlos Santos