Recentemente o Agrupamento 1334 de Oliveirinha estabeleceu uma “parceria” com a ASPEA (Associação Portuguesa Educação Ambiental), associação sem fins lucrativos fundada em 1990, tem como objetivo principal o desenvolvimento da Educação Ambiental no ensino formal e não formal.
ASPEA desenvolve a sua atividade na Quinta Ecológica da Moita, com uma área de 17 hectares é um excelente exemplo de uma área florestal inserida em ambiente próximo de uma área urbana, embora na periferia da cidade de Aveiro, desempenhando do ponto de vista ecológico um importante papel de manutenção e refúgio de uma biodiversidade que interessa a todos preservar e é constituída por zonas de lazer, terrenos agrícolas e mata rica em biodiversidade com grande potencial para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental.
Esta mata apresenta uma diversidade bastante rica, destacando diversos tipos de fetos, uma floresta mista de carvalhos, sobreiros, choupos, amieiros, eucaliptos, pinheiros e castanheiros.
Do ponto de vista de fauna destaca-se a presença de inúmeras espécies de aves.
Destacamos, ainda, a presença de dois endemismos ibéricos, o lagarto de água e a rã de focinho pontiagudo.
Para trabalhar diferentes temas relacionados com as potencialidades ambientais da QEM temos um conjunto de propostas de atividades em permanência, para além da programação geral.
Para trabalhar diferentes temas relacionados com as potencialidades ambientais da QEM temos um conjunto de propostas de atividades em permanência, para além da programação geral.
Comprometemo-nos a desenvolver várias atividades na Quinta Ecológica da Moita, local onde se realiza grande parte dos Workshops e iniciativas.
Queremos também partilhar esta informação pelos nossos agrupamentos da região e quem sabe realizar atividades conjuntas neste espaço.
No site : http://aspea.org/v1/index.php podem ver mais detalhadamente os projetos já em curso.
Neste momento existem 2 iniciativas a decorrer, http://aspea.org/v1/index.php/ 175-aspea-coordena-projeto- vencedor-erasmus-em-parcerias- estrategicas-de-cooperacao- para-a-inovacao-e-o- intercambio-de-boas-praticas
e uma sessão de limpeza de praia (na Costa Nova) no dia 20 de Maio, na parte da tarde, juntamente com os alunos das escolas do projecto (uma escola da Galiza, uma escola de Viseu, uma escola de Coimbra, uma escola de Ílhavo e uma escola de Lisboa).
Fica assim o convite feito a toda região a participar nestas boas praticas de proteção ambiental