O Tecoree, torneio nacional de técnica escutista para pioneiros/marinheiros que vem sendo realizado desde 2011 e que tem por cenário habitual o CNAE em Idanha-a-Nova e onde todos os anos são postas à prova 50 equipas/equipagens (de 4 a 8 elementos), num torneio que dura 4 dias, trouxe este ano uma grande novidade até São Jacinto.
Foi precisamente no Campo de São Jacinto que no passado dia 7 de janeiro, 24 das 28 equipas inscritas, cerca de 170 pioneiros/marinheiros realizaram uma sequência de 10 provas físicas, de grande capacidade técnica, de coordenação e planeamento estratégico, quando no mesmo dia e à mesma hora decorriam em todo o país as mesmas provas com vista a selecionar as 50 equipas a participarem no nacional a realizar de 24 a 27 de março em Idanha.
São Jacinto pintou-se assim de azul, quando às 08:00 de domingo se fizeram insurgir equipas de Avanca, Aradas, Estarreja, Ílhavo, Oiã, Oliveirinha, Sangalhos, Santa Joana, São Bernardo, São Lourenço do Bairro, e Vera Cruz, para disputarem o lugar no Nacional.
Ouvidos os gritos de identidade de cada equipa, seguiu-se a mensagem de encorajamento do nosso chefe Regional e a palavra de Epifania do nosso assistente que fazia já antever a grande manifestação e revelação desta atividade.
Às 10 h, altura em que a Buzina soou em todo o campo, seguiram-se as provas de nós, construção, comunicação pelo uso da linguagem Morse e homógrafo, a orientação e socorrismo supervisionada pelos cerca de 40 juízes de prova na figura dos nossos dirigentes. Os tempos para a realização de cada prova eram de 20´ e o salto entre uma prova e outra, era de apenas 5´, o que fazia precipitar os pioneiros de uma área do campo para outra mais longínqua do mesmo.
Chegados ao fim, já exaustos, era hora de confraternizar, avaliar e apurar o vencedor do Tecoree regional de Aveiro.
Parabéns à equipa Carolina Beatriz Ângelo do Agr. 1143 de Oiã, que irá agora ter a possibilidade de representar a nossa Região de Aveiro no próximo Tecoree Nacional.
Filipe Vaz
Responsável pela dinamização do TECOREE Regional