Nos passados dias 10 e 11 de Fevereiro, o Agrupamento 1116 da Branca realizou uma atividade com o tema ‘Ser Semente’ em Covelo, uma aldeia em Vouzela que foi afetada pelos incêndios de Outubro de 2017.
A atividade foi planeada para ser uma ação de serviço do agrupamento de forma a partilhar um pouco do nosso trabalho com os habitantes da aldeia, mas foi um fim de semana de enorme partilha entre escuteiros e habitantes que marcou todos os presentes.
Após chegada e apresentação do imaginário pelos caminhos da aldeia, um grupo de escuteiros por familia ajudou a remover os escombros das edificações que caíram com o incêndio, a limpar a zona florestal e a reparar tubagens de água que arderam cortando a chegada de água a algumas casas.
À noite o fogo de conselho reuniu todos os habitantes da aldeia que assistiram atentamente e participaram nas dinâmicas de animação com entusiasmo.
No dia seguinte, foram plantadas duas cerejeiras comunitárias e uma oliveira em cada uma das 13 casas da aldeia.
Após almoço comunitário com todos os habitantes, a eucaristia que foi animada pelo agrupamento encerrou a atividade.
Entre lágrimas, sorrisos e abraços de despedida, ficou a promessa de voltar e a certeza de que escuteiros e habitantes ficaram marcados pela semente de esperança depositada naquela aldeia.