Realizou-se no passado dia 17 de Março o Encontro de Guias da Região de Aveiro, o RUMOS, e nele tiveram lugar os Guias das quatro secções. Tratou-se de umaa atividade desenvolvida e coordenada pelas Secretarias Pedagógica, do Meio Ambiente, de Formação e ainda pelo Departamento Internacional da nossa Região. O desafio que nos foi colocado foi o de encontrar um modelo de atividade que permitisse contribuir para a formação dos nossos Guias, e ao mesmo tempo ouvir os seus contributos (ask de boy, como ensinou BP) para a realização do nosso ACAREG de 2019, e a suas opiniões em relação ao tema que foi proposta pela Pedagógica Nacional (E tu, Guias?). Para além disso, o RUMOS serviu para que as Secções escolhessem os nossos representantes ao II Encontro Nacional de Guias que se vai realizar em Maio de 2018.
No entanto, não foi só de Guias que se compôs o RUMOS, pois também os Chefes de Agrupamento e de Unidade foram chamados a dar o seu contributo, nomeadamente em sessões de formação que, certamente, contribuíram para enriquecer os conhecimentos de que necessitam para melhor exercerem a sua função.
Como todas as atividades, também o RUMOS teve um Imaginário e a escolha recaiu sobre Viriato e os Lusitanos. São muitas as razões que nos levaram à escolha deste tema, mas a principal, a primeira de todas, é que Viriato, tal como os nossos Guias, foi um líder. A sua missão foi a de liderar, um grupo, uma nação ainda em fase embrionária, em prol de um ideal de liberdade, de sobrevivência, rumo a um amanhã que se queria melhor.
Tal como Viriato, também os nossos Guias têm como missão conduzir um Bando, uma Patrulha, Equipa ou Tribo pelos trilhos que BP nos mostrou tendo como objetivo último fazer dos elementos que lhes são confiados Homens Bons. O RUMOS procurou ajudá-los nessa missão.
Álvaro Castanheira