Decorreu no fim de semana de 05 e 06 janeiro 2019, mais uma Aventura de Natal da Expedição 51 do Agrupamento de escuteiros 1334 – Oliveirinha, intitulada “Há procura do presépio”.
A Aventura decorreu na localidade de Braga.
Braga é conhecida pela herança patrimonial e eventos religiosos. É lá que se encontra a mais antiga Catedral de Portugal, a Casa-Mãe dos beneditinos e o Mosteiro de Tibães, entre outros.
As patrulhas efetuaram um jogo de cidade /raid, bem no centro da Cidade de Braga, onde era necessário, por vezes, interagir com a comunidade local.
E como estávamos bem perto, e assim o imaginário o estabelecia, não podíamos de deixar de visitar o Presépio ao Vivo de Priscos, sendo este o maior presépio ao vivo da Europa, onde cerca de 800 participantes deram vida a uma história sempre antiga e sempre nova, num espaço com cerca de 30.000 m2 de ocupação e com mais de 90 cenários, com referência às culturas egípcia, judaica, romana, assíria, grega e babilónica. Não faltaram muitos dos ofícios que existiam no tempo de Jesus: os ferreiros a forjarem e a temperar o ferro, o sapateiro a concertar sandálias rompidas, serradores que cortam lenha, camponeses a organizarem as ferramentas de trabalho, a tecedeira no tear a jogar fios de lã, o oleiro a moldar o barro, a padeira a amassar a farinha, entre tantos outros cenários da época, e, claro, a família de Nazaré a ser família diante das sombras do seu tempo…
Esta Aventura foi mais uma etapa dos nossos noviços, na sua caminhada para a promessa e permitiu ainda consolidar alguns objetivos educativos dos elementos da expedição.
Desde já agradecemos à Chefe de Agrupamento Joana Cunha e ao assistente Pároco Roberto Mariz do Agrupamento de Escuteiros nº 2 – São Lázaro, que nos acolheu como irmãos fraternos.