Caros Dirigentes, Escuteiros, irmãos em Cristo e no Escutismo,
Só podemos perceber o verdadeiro sentido do Natal na medida em que deixamos que ele aconteça no coração de cada um de nós, na medida em que nos deixamos tocar por tudo o que significa este Menino.
Há coisas que nos fascinam neste Tempo especial, desde ruas feericamente iluminadas, passando por bonitas decorações natalícias, aquela figura simpática do Pai Natal… tudo isto faz parte de um imaginário muito próprio que enquanto fator de união e de encontro das famílias não faz mal nenhum se lhe retirarmos o forte incentivo ao consumo desregrado.
Mas é importante, digo, é fundamental que, apesar de entrarmos de alguma forma nesta onda que é efémera e superficial, não percamos o foco do que realmente é a Mensagem de Natal para todos nós que partilhamos os Valores e Princípios que são o pilar do Projeto do Homem Novo.
Na “mochila” com que andamos todos os dias ou na frágil “tenda da vida” que vamos construindo, com a nossa família, com os amigos, tem de haver sempre um espaço, um tempo em que este Menino que vamos acolher tem de estar presente.
E Ele está presente muito para além do Natal das festas. Ele está presente no Natal dos que todos os dias dormem debaixo da ponte enrolados em cartão, no Natal dos que todos os dias estendem a mão à procura de comida, no Natal dos que são perseguidos pela sua opinião pela sua religião… e que por vezes na demanda de um sítio melhor para criar os filhos… perdem a esperança… perdem a vida.
Caros Escuteiros de Aveiro, Amigos, não percamos este sentido do Natal!
Que as bençâos que este Menino nos trás sejam o presente que cada um tenha presente e que o passe, o partilhe em cada momento, em cada gesto, em cada sorriso.
Com uma canhota apertada do v/ Chefe Regional e Amigo que se mantém,
Sempre Alerta para Servir
José Carlos E. Santos