Partilha Diocesana da “Luz da Paz de Belém”

Partilha Diocesana da “Luz da Paz de Belém”

Prezados Amigos: Chefes dos Agrupamentos de Escuteiros da Região de Aveiro do CNE Cordiais saudações e uma boa entrada no período de Advento – que nos prepara para uma renovação do sentido de Cristo em cada um de nós – sua presença e ação connosco na construção de um mundo melhor. Anualmente, a preparação, vivência e celebração do Natal de Jesus Cristo têm sido marcadas na caminhada da nossa diocese por duas ações/campanhas com bastante…

Read More

TAKUMI – I advento | 2019

TAKUMI – I advento | 2019

Paz e bem em Cristo Jesus! Para este Advento a Assistência Regional, adoptou este nome de origem Aramaica para nos recordar que ele em si mesmo é riquíssimo de simbologia. Mas, então o que significa?! Tão simples como levanta-Te e anda. Mas o que é que isso tem a ver com o Tempo do Advento? É exactamente essa a atitude de procurar o verdadeiro sentido deste Tempo de espera, de preparação para a vinda do…

Read More

Advento 2018 | 4ª semana

Advento 2018 | 4ª semana

Todos os anos uma delegação de pessoas da Áustria incluindo uma criança, deslocam-se até Israel e transportam vinda da gruta da Natividade a Luz da Paz de Belém. Este ano a partilha Mundial da Luz de Belém decorreu no passado dia 28 de Novembro. Regressados de novo ao seu País foram acolhidos numa celebração na Catedral de Linz onde a Luz foi distribuída pelos muitos países que aí acorrem para se deixarem iluminar e aquecer…

Read More

Advento 2018 | 2ª semana

Advento 2018 | 2ª semana

A segunda etapa deste caminho em direcção ao Natal retoma e dá mais força aos textos e ao tema do domingo anterior. A espera não pode ser passiva: Ela tem que causar mudança em cada um de nós, tem que mexer connosco, já e agora! Por isso «Levanta-te Jerusalém». Deus está em acção e convida-nos a fazer o mesmo. Somos aquele pedaço de barro, em que o artista continua a dar vida á sua peça…

Read More

Advento 2018 | 1ª semana

Advento 2018 | 1ª semana

Estamos a iniciar um novo ciclo do ano Litúrgico, o Tempo do Advento. Ao longo de quatro domingos somos convidados a preparar mais uma vinda do nosso Deus, feito menino. De facto Ele já veio, Ele vem e virá um dia para cada um de nós. Alerta! Vigiai! Não vá acontecer que Ele surja de repente e nos surpreenda. Não fiquemos apenas o celebrar o nascimento de um bebé, num presépio; também não é para…

Read More

ANIMATIVA e CAMINHATIVA 2018

ANIMATIVA e CAMINHATIVA 2018

Estimados Chefes de Agrupamento e membros da Direção de Agrupamento, restantes adultos envolvidos nas Equipas de Animação das seções, outros a trabalhar em outras áreas da vida do agrupamento assim como os membros da 4ª secção, Caminheiros/Companheiros, incluindo Noviços: desejamos que todos se encontrarem bem, retemperados com o tempo de verão e com o espírito fortalecido pelas oportunidades de descanso e enriquecimentos do tempo de férias.   Segue a informação que se refere ao ANIMATIVA’2018…

Read More

SHEMÁ – semana V

SHEMÁ – semana V

«Se o grão de trigo lançado á terra, morrer, dará muito fruto» Todos nós tivemos possibilidade de viver um dos maiores anseios da Humanidade: A alegria. Não uma alegria qualquer, ou que tenha surgido fruto da sorte quiçá o “euro milhões”, não, não falo dessas alegrias momentâneas, passageiras, estou a falar da alegria pela caminhada que esta Quaresma me possibilitou fazer. Falo da alegria que vem da escuta da Palavra de Deus. Ao olhar para…

Read More

SHEMA – semana IV

SHEMA – semana IV

Deus amou de tal maneira o Mundo que entregou o seu Filho Este 4º domingo da caminhada da Quaresma correspondia na antiga Liturgia, à «Dominica laetare» em que nos é feito um convite à alegria, pois estamos a caminhar alegremente para as próximas solenidades pascais. As leituras bíblicas dão-nos motivos para nos alegrarmos: quem quer que, entre vós, faça parte do Seu povo ponha-se a caminho. É o fim do cativeiro na Babilónia, tido para…

Read More

SHEMA – Semana III

SHEMA – Semana III

Deus tem um sonho para Ti!   Vivemos e progredimos na dinâmica da Aliança. Ao lançarmos o nosso olhar para o livro da Sagrada Escritura, a Bíblia, aí encontramos umas quantas narrativas descrevendo as mais diversas situações em que a intervenção de Deus se revelou decisiva, estabelecendo o equilíbrio e a serenidade necessária para dar sentido á vida. Recordamos a Aliança com Noé; depois com Abraão; a Aliança no Monte Sinai, e outras tantas se poderiam mencionar. Contextualizando…

Read More

SHEMA – II Semana

SHEMA – II Semana

É esquisito Jesus iniciar este empreendimento, e com a missão de trazer vida nova e feliz para todos a partir de um espaço tão inóspito: o deserto. Lugar de morte e de silêncio, “sem vida”. Foi assim que nos deparámos com a liturgia do 1º Domingo da Quaresma. Deste lugar sem água, sem vida e com um calor escaldante, que o Mestre se encontra consigo mesmo. É aqui debaixo de um sol ardente, que Ele…

Read More
1 2 3 4