ELE VEM: ESTAI PREPARADOS!
Na primeira semana do Tempo do Advento falávamos na alegria serena própria deste Tempo, porque a alegria para o Natal é enorme, sabendo aquilo que Deus preparou para nós em Jesus Cristo. Talvez seja por isso que somos animados a entrar no deserto durante o Advento: Mas para quê, por certo poderão perguntar apreensivos: para sermos iluminados, para escutar, para tocar a nossa vulnerabilidade. Entrar no deserto e em tudo o que ele representa, é uma aventura grande, forte, mas nós aproximamo-nos dele com prudência e muita sapiência. Com muita razão o deserto que o Cristianismo apresenta é um lugar de práticas ascéticas da vida espiritual.
Durante e ao longo da preparação que cada um de vai efectuando para o Advento, devemos acima de tudo manter-nos focados naquilo que realmente andamos à procura: permitir que o Senhor da vida renasça em nós, que este período seja experiencia de encontros misericordiosos e de compaixão de Deus, e pela certeza do seu amor pessoal a cada um. Foi exactamente desta experiência amorosa que a segunda semana do Advento pôs em destaque. Maria Mãe do Filho de Deus e nossa Mãe. Nossa Senhora é o símbolo do Avento, dizendo pacientemente Sim e entrando literalmente no trabalho de “parto” com Deus, para dar a luz a Salvação, no Natal. Embora Ela nunca figure em nenhum dos cenários do fim dos tempos dos Evangelhos, na nossa vida devocional, ela paira sobre nós, garantindo-nos que estará sempre presente no fim da nossa passagem por esta Terra. No termo da Ave – Maria, pedimos-lhe que «rogue por nós, agora e na hora da nossa morte». Como a primeira entre os Santos, ela também aponta a Deus, que nunca será ultrapassado em fidelidade, esperança e amor. Com Maria aprendamos a rezar para que sejamos dignos de celebrar a primeira vinda de seu Filho, e assim melhor prepararmos a sua segunda vinda às nossa vidas.
“AVE, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR ESTÁ CONTIGO”
O Evangelho do Segundo Domingo do Advento inicia o pleno cumprimento do plano Divino. O Deus que pergunta onde estás? (1ª) deseja estar com as pessoas e realiza o que só Ele pode fazer: a criança que vai nascer do seio de Maria será o «Filho de Deus». O plano concretiza-se no coração da história Humana. Uma jovem chamada Maria é a escolhida: «Ave cheia de graça o Senhor está contigo.» A festa da Imaculada Conceição é o sinal do amor entre Deus e a Humanidade. Contemplando a nossa bela Mãe Imaculada, reconhecemos inclusive o nosso destino mais verdadeiro, a nossa vocação mais profunda: sermos amados, transformados pela beleza de Deus. Contemplemos a nossa Mãe, para recebermos um abraço terno do seu Filho Jesus, que confere vida, esperança e paz. ELE VEM: ESTAI PREPARADOS