O que é?
O projeto é uma iniciativa dos Escuteiros da Áustria que, com a colaboração de Escuteiros de diferentes países da Europa e de outros continentes, distribuem a Luz da Paz, acesa em cada ano por um rapaz ou rapariga austríaco na Gruta da Natividade de Jesus, em Belém. A distribuição da Luz da Paz a todos os países participantes é feita a partir de Viena. Lá, semanas antes do Natal, a Luz é entregue às delegações participantes para que a façam chegar aos seus respetivos países com uma mensagem de Paz, Amor e Esperança. Este ano a cerimónia realiza-se no dia 11 de dezembro.
Como se celebra em Portugal?
Em Portugal, no CNE, a preparação para receber a Luz, e sobretudo para o Natal, começa semanas antes com a dinâmica Caminhar para o Natal, percorrendo todo o Advento e termina com a partilha da Luz da Paz pelas nossas comunidades.
Quando e onde posso ir buscar a Luz?
A Luz chega a Portugal no dia 13/12 (Domingo) e a Cerimónia da partilha realiza-se em Lisboa na Igreja do Mosteiro de S. Vicente de Fora (Perto do Panteão) pelas 19:00 horas. As inscrições neste dia podem ser feitas até 11/12 em http://goo.gl/forms/SPi9yBnW1y
Daí parte para todo o país. Isto significa que representantes dos agrupamentos, núcleos e sobretudo regiões, podem estar presentes na cerimónia nacional para daí levar a Luz para todo o país. Na nossa Região de Aveiro a luz vai ser distribuída aos agrupamentos que quiserem estar presentes, na Igreja Matriz de Anadia no dia 19/12 (Sábado)
Proposta Pedagógica
Esta é uma atividade para viver em Bando, Patrulha, Equipa ou Tribo. Depois da Cerimónia Nacional a Luz seguirá para a nossa Região e daí para os agrupamentos que quiserem. Os escuteiros devem preparar antecipadamente uma atividade a realizar quando tiverem recebido a Luz. A atividade deve ter dois componentes fundamentais que possibilitarão a obtenção da insígnia “Mensageiros para a Paz”:
1 – Partilhar a Luz da Paz de Belém com a comunidade local, seja com grupos de jovens, adultos ou idosos (pode ser o grupo da catequese, um lar de idosos, prisão, hospital, associação, ou outra…). Para tal deverão pensar numa atividade que permita transmitir a mensagem desta iniciativa (dar a conhecer a razão de ser da Luz da Paz de Belém e o seu papel na educação para a Paz no Mundo) e registá-la (com fotografias, vídeos..) para que conste no relatório a ser produzido e enviado à Secretaria Internacional.
2 – Tem de ser visível, através de uma atividade escutista, a vivência da Luz de Belém e dos objectivos do programa “Mensageiros da Paz”.
O relatório deverá ser enviado até dia 15 de Janeiro para o e-mail internacional@cne-escutismo.pt e deverá conter os seguintes elementos:
– Listagem de participantes e NIN’s (a quem será atribuída a insígnia)
– Proposta de atividade (enquadramento, data e local onde decorreu, como surgiram os contactos, qual o envolvimento da comunidade…)
– Ilustrações/Vídeos/Fotografias.
– Avaliação de quem preparou a atividade e apreciação de quem participou;
Entretanto vão surgir na próxima semana, algumas sugestões de dinâmicas por parte da Junta Regional e da Secretaria Internacional para poderem ser desenvolvidas no Advento com as várias secções. A Diocese de Aveiro tem já uma excelente proposta que pode ser implementada nos agrupamento e que está disponível já em http://www.diocese-aveiro.pt/v2/?p=13192 .
A Assistência Regional
[…] Luz da Paz de Belém […]