O ADVENTO
O SENHOR VEM
” ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS”
Advento: apelidamos as quatro semanas antes do Natal durante as quais preparamos a vinda de Jesus Cristo. Mas, que significará isto? Que é que nos quer dizer isto? Para nós, crentes do século XXI, este «preparar a vinda de Jesus Cristo» que a Igreja celebra desde há tantos séculos?
Certamente não se trata de fazer, ” como num filme”, uma simulação de que Jesus ainda não veio ao mundo, e imaginarmos que somos os homens e mulheres do A.T. que esperavam a vinda do Messias prometido. Jesus já veio. Deus fez-se homem e, com a Sua vinda, transformou a História e a nossa vida. Este menino fez-se Homem, e percorreu a Galileia e toda a Palestina, abrindo novos e inesperados caminhos. Anunciava que o Amor de Deus- o Reino de Deus, estava a converter-se em realidade plena. Bastava, possuir o desejo de mudar o coração, dispor-se a Amar, renunciar aos poderes,defender os fracos, não se conformar com nenhum tipo de subjugação, apoiar-se verdadeiramente na generosidade do Pai do céu…
LITURGIA DA PALAVRA
I DOMINGO DO ADVENTO
A Palavra de Deus: «Naqueles dias, naquele tempo, farei germinar para David um rebento de Justiça, que exercerá o direito e a justiça na terra»( 1ª Leitura). Já no A.T. os tempos do Messias eram vistos como tempos de justiça, de paz, de renovação e de misericórdia.
Diz o Papa Francisco: «Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade, é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro, é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida.
Diácono Élio Simões
Assitente Reg. Adjunto