Abertura do Ano Santo
O Papa Francisco publicou, no passado dia 11 de abril, a Bula de Proclamação do Ano Santo intitulada Misericordiae Vultus. Este Ano Santo vai ter início a 8 de dezembro de 2015, em Roma, solenidade da Imaculada Conceição, e no domingo seguinte em todas as Dioceses.
A nossa Diocese vai abrir a Porta Santa da Catedral de Aveiro no domingo dia 13, às 16 H, em sintonia com o programa diocesano de pastoral para o próximo triénio cujo lema é «Igreja de Aveiro, vive a alegria da misericórdia». A ‘porta’ é símbolo de entrada e saída: de entrada, enquanto expressão de querer integrar uma comunidade que anuncia, celebra e vive a sua fé; e de saída, enquanto nos abre ao mundo, espaço onde o cristão deve testemunhar a sua fé e construir uma sociedade nova.
Convido os sacerdotes e os membros das comunidades cristãs a participarem nos atos de abertura do Ano Santo, de acordo com o seguinte programa:
Local: Catedral de Aveiro.
15:30 H – Concentração junto da Catedral.
16:00 H – Rito de abertura da Porta Santa.
– Celebração da eucaristia.
Jesus, no discurso das bem-aventuranças, exorta os ouvintes a serem misericordiosos tal como Deus Pai é misericordioso. «Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso» (Lc 6,36). Este é o desafio e o programa de vida proposto a todos para este ano jubilar.
«Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado” (MV 2).
Maria, a Mãe da Misericórdia, e Santa Joana, nossa Padroeira, nos acompanhem com a força da sua intercessão e o estímulo do seu exemplo.
Aveiro, 4 de dezembro de 2015.
(+ António Manuel Moiteiro Ramos)
Bispo de Aveiro