… Para celebrar intensamente este fato decisivo, para poder celebrar intensamente tudo o que o Natal significa, temos que despertar em nós uma atitude de espera, (tomemos o exemplo do agricultor, lança a semente á terra e espera),de desejo de vinda do Senhor. Porque se não tivéssemos este desejo, se não estivéssemos convencidos de que necessitamos de ser libertados, que as nossas vidas se transformem, teria sentido celebrar o Natal? Lemos os profetas, e unimo-nos á sua esperança e confiança no Messias que há-de vir. Porque apesar de nós o sabermos já presente, continuamos a necessitar, tal como os Homens e Mulheres do A.T. que Ele atue em nós para abrir os nossos corações, e que atue no mundo para o libertar de tanta injustiça e tanto desespero. o tempo do Advento é também o lugar das grandes figuras bíblicas. Depois de João Baptista, surge Maria, a Virgem Mãe de Deus. Maria é para nós, ao longo destas semanas o grande Modelo. Dispõe-se a colaborar nesta ação de Deus, aceita ser a mãe do Messias. Ela abrirá o seu coração á força de Deus que atua e por mediação da qual se tornarão realidade as esperanças dos profetas.
LITURGIA DA PALAVRA
ABERTURA DIOCESANA DO JUBILEU
Neste III Domingo de Advento abre-se a Porta Santa do Jubileu na Catedral de Roma, e a Basílica de Sao João de Latrão. A seguir, será aberta nas outras Basílicas Papais. E em cada Igreja particular- na Catedral, que é a Igreja-Mãe para todos os fiéis, ou numa Igreja de significado especial- abre-se igualmente uma Porta da Misericórdia que vai continuar durante todo o Ano Santo.
Palavra de Deus:
«Naquele tempo, as multidões perguntaram a João Batista: ” Que devemos fazer?” Ele respondia-lhes: “Quem tiver duas t faça o mesmo”».