Escuteiros de Aveiro lançam luzeiro na diocese luzeiro da natavidade
A Junta Regional de Évora do Corpo Nacional de Escutas (CNE) recebeu no domingo dia 11 de Dezembro a cerimónia nacional do acolhimento da ‘Luz da Paz de Belém’, acesa na Gruta da Natividade no local que assinala o nascimento de Jesus Cristo.
Trazido da Áustria por quatro escuteiros, o pequeno luzeiro chegou a Portugal sem nunca se apagardurante o percurso e tinha à sua espera mais de 1500 escuteiros, vindos de todo o território e ilhas. Da região de Aveiro esteve uma delegação da Junta Regional de Aveiro encabeçada pelo agrupamento 283 da vera Cruz, a Equipa da Assistência Regional e o agrupamento 402 de Avanca, num total de duas dezenas de escuteiros .
Num comunicado enviado à imprensa pelo CNE, o Pe. Luis Marinho, assistente nacional, referiu antes da cerimónia que a “partilha duma pequena e frágil luz vinda de Belém recorda a todos os escuteiros o essencial da sua missão”.
O arcebispo de Évora D. José Alves presidiu à Eucaristia de partilha da Luz, decorrida na Sé de Évora às 17 horas, e teve a presença não de representantes de todas as Regiões do CNE, assim como do chefe nacional cessante Norberto Correia e do Ivo Faria – o novo chefe nacional eleito no último dia 4. Eugénio Fonseca, presidente Cáritas Portuguesa, marcou também presença.
Foi uma escuteira de 12 anos que na gruta da Natividade acendeu a luz que foi distribuída “para as delegações de todo o mundo”, a partir da .
O projecto da Luz da Paz de Belém começou a ser organizado pela televisão pública austríaca dentro de um programa social chamado “Light in the Dark” , dedicado a crianças carentes, tanto na Áustria como no exterior. Em 1990 foi assinado um acordo entre escuteiros e guias em muitos países para permitir que a luz viajase através da Europa e da América. Todos os anos, uma criança do norte de Áustria recolhe a luz da gruta onde Jesus nasceu e leva-a para a Europa, onde é distribuída, numa cerimónia ecumênica em Viena semanas antes do Natal.
Melanie Walterer de 12 anos foi a criança escolhida para recolher em Belém a Luz da Paz – acessa na gruta da natividade no dia 20 de Novembro, tendo chegado à Áustria no dia 22 de Novembro. No Sábado 10 de Dezembro a Partilha Mundial da Luz aconteceu em Viena – Austria, tendo a cerimónia decorrido na Igreja Ortodoxa Síria de Mor Ephrem. Aí foi recolhida pela delegação portuguesa – coordenada pela Secretaria Internacional do CNE, tendo depois seguido directamente para Evora onde deu entrada solene na celebração nacional presidida pelo Arcebispo D.José Alves.