Caros Escuteiros de Aveiro, companheiros de Caminho
Amigos,
Trilhos de Escutismo con Vida é este o mote que escolhemos para este mandato da nossa Junta Regional e cujo projeto apresentámos à Região que o sufragou.
Depois de trazemos até á praia uma Nova Maré de Escutismo com Sal que foi o mote do mandato anterior, propomo-nos agora percorrer outros trilhos:
-Trilhos de um Escutismo cada vez mais autêntico, vivido segundo os princípios e os valores que nos distinguem;
– Trilhos de um Escutismo que tem de continuar a ser inequivocamente um projecto sério e eficaz que tenha o impacto que desejamos naquele que é o processo formativo das nossas crianças e jovens.
Dizia-nos o nosso fundador Baden Powel que há dois livros que teremos de ter á cabeceira e ler constantemente: O livro da natureza e a Palavra de Deus. Acreditamos que é nesta simbiose de conceitos que está o tão procurado segredo da felicidade.
Queremos ter nesta Região com locais naturais idílicos que nos levam da maravilhosa zona da beira mar até à serra, o palco das nossas atividades e ne-la viver os valores que Baden Powell nos legou…
Mas queremos também, através da Palavra de Deus que é o nosso Norte, continuar a ser parte integrante desta Igreja de Aveiro que acolhe, que integra, que se manifesta em todos e através de todos nós sem distinção…
Juntos, gostamos de mostrar que somos um só corpo com essa mesma Igreja, e quando somos chamados a estar presentes, é sempre para nós motivo de festa porque estamos juntos. S. João Paulo II dizia a certo ponto que e vou verbalizar: “antes de programar iniciativas concretas, é preciso promover uma espiritualidade da comunhão»
Senhor Bispo renovo aqui o que disse há três anos: Os seus escuteiros serão sempre parte desta nossa Igreja Diocesana que vive em e da Comunhão / e com ela queremos viver a alegria de ser uma única família em Cristo.
No Congresso Escutismo Educar para a Vida que decorreu há um par de Anos em Lisboa o agora nosso Presidente da Republica Professor Marcelo Rebelo de Sousa dizia que “o que se faz hoje com os milhares de jovens no escutismo, ir-se-á refletir amanhã na sociedade e no nosso caso na Igreja”.
Creio que todos temos consciência disso e do papel que o movimento escutista tem na matriz que é hoje a sociedade portuguesa. É um trabalho que não se esgota nem se compadece de molezas ou de posturas resignadas.
Ser escuteiro hoje é um constante incómodo… com a injustiça, com a fome, com a iliteracia, com a falta de valores…
Nesta missão de educar, temos ferramentas próprias e alguma simbologia que valorizamos também de forma diferente / mas um dos mais importantes símbolos é claramente o nosso lenço por tudo o que representa.
Usar um lenço de escuteiro é para nós um imenso orgulho e uma alegria difícil de descrever, mas é também um símbolo que nos liga a todos os escuteiros do mundo.
Permita-me Dom António que lhe ofereça hoje e aqui um lenço de dirigente com o distintivo Regional de Aveiro. Sabemos que podemos contar com o seu carinho e o seu apoio mas este sinal exterior vem ainda mais reforçar esta união que queremos que sinta.
Em finais do ano passado, numa visita que fez a um agrupamento da nossa região no âmbito da visita Pastoral disse aos escuteiros locais que para se ser Escuteiro tem de se Ser Mais… este Ser Mais com letra maiúscula… percebemos a mensagem e queremos Ser Mais
Mas queremos também continuar a ser parte integrante deste corpo no nosso Movimento. Caro Chefe Nacional (adjunto) conta com a Região de Aveiro para juntos atarmos esses nós que unem mas também para desatar aqueles que são apenas amarras amorfas sem objetivos e sem sentido.
Este é um caminho de todos nós e nós cá estaremos para assumir o nosso papel.
Estamos este ano a celebrar 90 anos de escutismo em Aveiro. 90 Anos de um caminho que se corporiza hoje nos 45 Agrupamentos da Região e nos mais de 3500 escuteiros que compõe o efetivo. Passaram por cá muitos milhares de crianças e jovens e queremos acreditar que este foi um contributo que demos e continuamos a dar a uma sociedade que precisa cada vez mais de referencias de vidas com significado, de vidas com valor…
É um caminho que só é possível porque temos um método que funciona e porque soubemos congregar em torno de nós e dos nossos jovens imensos recursos, alguns deles que não se contabilizam porque não é possível e permitam-me aqui uma referência especial aos nossos Dirigentes.
Sem eles não seria possível haver escutismo. São muitas horas que estes adultos entregam de forma totalmente voluntária e por isso gratuita a este Movimento e a estas crianças e jovens ( no CNE, em média cerca de 10 horas por semana)
Sem esperar recompensa… é um dos nossos princípios, mas deixem que hoje vos agradeça todo o empenhamento e dedicação.
Sendo o maior Movimento de juventude nacional, a integração naquelas que são as dinâmicas sociais é uma realidade, até porque é aí que realmente concretizamos os nossos objetivos e por isso mesmo também a parceria com as entidades políticas gestoras do bem público é fundamental.
Um reconhecido obrigado quer às câmaras municipais quer às juntas de freguesia que nos têm apoiado das mais variadas formas e assim facilitado este nosso trabalho. Apoios pecuniários, protocolos de cedências de instalações, e outros são fundamentais neste caminho de serviço aos mais jovens.
O mandato passado foi de facto cheio de desafios e de alguma forma incaracterístico o que levou à necessidade de uma maior entrega para fazer face ao substancial acréscimo de trabalho:
- a implementação do novo programa educativo;
- a fundação de mais dois agrupamentos;
- o reforço da equipa de formadores;
- e a nossa nova Base Regional,
foram para além da gestão corrente de um Região, as pedras angulares em que assentaram algumas das decisões mais importantes da Junta Regional.
Um novo mandato aí vem com outros desafios outras áreas de trabalho:
Dentro de alguns dias teremos um dos campos que fará parte do nosso Acanac onde estarão 21000 escuteiros, a cargo da Região de Aveiro;
Iremos também para o terreno verificar da possibilidade de expandirmos o nosso Movimento nas paróquias onde tal seja exequível; Agradeço ao nosso Chefe Norberto ter dito sim quando solicitado para nos apoiar no terreno.
Também iremos reforçar a nossa equipa de formadores;
A nossa Base Regional ainda precisa de muitos equipamentos e queremos mudar para lá a Loja Escutista assim que tenhamos condições para o efeito;
Mas também já temos no horizonte o nosso Acampamento Regional que se realizará em 2019 e cuja data será divulgada brevemente.
Aceitamos candidaturas para o local…
A Região Escutista de Aveiro é uma região que se orgulha do escutismo que por aqui se faz;
Por fim um agradecimento especial aos elementos que fizeram parte da equipa regional cessante pelo seu trabalho e dedicação. Esperamos continuar a contar convosco porque a seara é mesmo grande e os trabalhadores não são assim tantos…
Um outro agradecimento aos que “renovaram contrato” e um grande sejam bem vindos às novas aquisições… o vosso passe não é negociável porque junto iremos percorrer estes Trilhos de Vida.
Também à Mesa dos Conselhos Regionais pela organização desta tomada de posse e pela forma como tem conduzido as reuniões magnas da Região.
Á Comissão Eleitoral Regional pelo serviço sereno e correcto com que decorreu todo o processo eleitoral;
Agradecer ainda ao anterior Conselho Fiscal e Jurisdicional Regional na pessoa do Chefe Rogério pela dedicação empenho e disponibilidade com que sempre distinguiu a Junta Regional e desejar à nova Equipa liderada pela Chefe Sara um excelente mandato. Contem connosco neste caminho que queremos fazer também convosco ao nosso lado.
Estamos reconhecidos a toda a Região a confiança inequívoca que nesta equipa depositou expressa nos resultados eleitorais / Faremos dessa confiança fator de motivação para dar em cada dia o nosso melhor por este Movimento que amamos e como tal em prol de todas estas crianças que nos procuram em busca de respostas que certamente não encontram em mais lado nenhum.
Que Deus e Nossa Senhora Mãe dos Escutas nos ajudem a corresponder.
A todos vós que viestes das Regiões testemunhar este ato… Canhota Fraterna e muito amiga.
BEM HAJAM A TODOS
Convido-vos agora para um espumante de honra aqui no salão ao lado.