São quatro as semanas antes do Natal que dedicamos à preparação da vinda de Jesus. Mas, que significado tem? Que quererá dizer isto para os crentes do séc. XXI?
Não é ficção, ou uma simulação mais ou menos consistente, de que Jesus não veio ao nossos mundo, e imaginamos que somos Homens da Antiga Aliança que esperavam a vinda do Messias.
Jesus já veio. Deus já se fez Homem e, com a Sua vinda, modificou a nossa vida. Sucedeu há mais de 2 mil anos, num lugar concreto e num país concreto.Tudo isto aconteceu num pequeno lugar da Judeia, carregada de recordações, já deste lugar falava o rei David, nasceu um menino filho de Maria de Nazaré, que iniciou um novo caminho do qual todos nós somos herdeiros. Esse menino fez-se Homem, percorreu toda a Galileia e toda a Palestina, anunciando o Amor de Deus.
Neste 1º Domingo do Advento, o cenário é dramático. Do exílio surgiram súplicas de auxílio a Deus. O Advento é um Tempo de esperança, anúncio da vinda do Senhor. Estes crentes da 1ª Aliança,veio dão-nos um belo exemplo de onde e em quem depositamos a nossa esperança e a nossa confiança, como canta o salmista.
Jesus é o rosto da plenitude destas duas virtudes, no Natal.Deus veio! Ele vem nos fins dos Tempos. Sim, esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador. Deus virá, a litúrgia deste tempo é um convite à vigilância presente, desafio a esperar a vinda do Senhor, cada hoje, agora. Deus vem!
Feliz Tempo e Advento.
Diácono Élio Simões
Assistente Regional Adjunto