INTRODUÇÃO AO RELATÓRIO E CONTAS 2017
Completou-se com este ano o último Plano Regional da equipa, cujo mandato terminou em 2017 e que, como veremos à frente encurtou o processo eleitoral para que a nova equipa pudesse elaborar e colocar à discussão em tempo útil os documentos de suporte à gestão da Região.
Resulta deste processo único também o presente relatório de atividades e de gestão que abarca assim os dois períodos que prosseguiram os mesmos objetivos.
Ao longo deste ano, otimizámos alguns processos internos, com o objetivo conseguir prestar aos agrupamentos um melhor suporte e um fluxo mais regular de informação.
Continuámos também a ouvir os nossos Dirigentes, seja nas visitas efetuadas, seja de forma mais informal com o objetivo de perceber as suas dificuldades e assim ajudá-los nas suas funções.
Também seguimos o princípio do ask the boy, mas percebendo que havia uma atividade nacional agendada que teria uma fase regional no início do ano, entendemos não sobrecarregar a agenda regional com mais uma atividade. Reconsideraremos no futuro, em função do resultado desta iniciativa, a realização de uma atividade regional com este objetivo.
A formação dos nossos Dirigentes é uma área essencial para o escutismo de qualidade que queremos oferecer às crianças, adolescentes e jovens que nos procuram. Reforçámos este ano o nosso quadro de Dirigentes e assegurámos a realização das oportunidades formativas adequadas em função da disponibilidade de recursos e de agenda. Reporta-se para o relatório da Secretaria Regional da Formação.
A Secretaria Regional Pedagógica teve uma vez mais um ano cheio como é possível verificar através do relatório apresentado. O envolvimento dos Departamentos Regionais das Secções nas várias iniciativas realizadas são o garante de um trabalho mais específico observando os respetivos valores, princípios e metodologias.
Acabámos a construção do edifício da nossa Base Escutista. Apenas alguns pormenores ficaram por ultimar mas que serão ultrapassados no início de 2018. Agora teremos de a tornar funcional nomeadamente instalando equipamentos e mobiliário e transferindo para o novo edifício o nosso DMF, o que, esperamos ocorra também no ano de 2018.
Celebrámos e fizemos festa em região, homenageámos as pessoas que contribuiram para que este sonho se tornasse realidade. Desenvolvemos mais esta temática em parágrafo abaixo.
Temos presente um dos pedidos do nosso Bispo de expandir este Movimento por mais terras da nossa Diocese.
Criámos um Departamento de Expansão liderado pelo Chefe Norberto e que conta ainda com a participação do Chefe Manuel Santos, Chefe Regional e Assistente Regional. Reportamos para o respetivo relatório.
Assinalamos ainda a fundação do Agrupamento de Oliveira do Bairro, uma intenção que se vinha a manifestar há alguns anos e que finalmente se tornou uma realidade. Foi um projeto acompanhado de muito perto pela Junta Regional. Abaixo transcrevemos um pouco deste momento tão importante para a Região.
O Ano de 2017 foi claramente um ano com características especiais. Umas comuns às outras regiões e outras específicas da nossa.
Certamente que o ACANAC sendo uma atividade que influencia aquelas que são as vivências “normais” de uma Região, em Aveiro teria ainda uma nuance especial tendo em conta que um dos sub campos, – neste caso o Éden – seria planeado e realizado pela nossa Região.
Sendo um sub campo que nunca tinha sido realizado com este formato as expectativas eram de facto altas. Da avaliação feita infere-se que foram cumpridos os objetivos.
Uma comunicação eficaz com a Região é fundamental sob todos os aspectos. A nossa INFO REGIONAL que sai às quintas feiras e que chega a todos os dirigentes, revelou-se ser a ferramenta ideal, para além, claro, dos emails e das redes sociais.
Uma nota final para o crescendo da participação dos Agrupamentos naquelas que são as iniciativas de âmbito regional, sintoma que de facto todos estamos sintonizados na proposta sufragada pela Região e colocada no terreno pela Junta Regional nestes trilhos de Escutismo Com Vida.
Sentimos assim que na generalidade foram atingidos os objetivos a que nos propusemos no ano de 2017.
José Carlos Santos, chefe regional
Fernando Cassola, chefe regional adjunto