Celebrar a Páscoa é despertar para a Vida.
Uma Vida quem de ser muito mais do que simplesmente viver, respirar, dormir, acordar, trabalhar, estudar, estar com os amigos… enfim um ciclo sem fim que de tão cheio… não nos preenche no que de mais importante temos e somos.
E por vezes nessas azáfamas diárias que nos absorvem, que nos retiram tempo, deixamos rastos, certamente involuntários, de indiferença, de impaciência, de atitudes menos boas, e quando percebemos, o mal está feito… apenas porque não conseguimos ou soubemos Viver a Vida, uma Vida a sério.
Precisamos algumas vezes de pegar no nosso bastão ou na nossa vara bifurcada e, despojados de tudo o que nos condiciona, fazer um caminho que nos leve ao interior de cada um… mas o projeto que Deus nos propõe não é um caminho fácil, no entanto, se tivermos às costas uma mochila cheia dos verdadeiros valores, daqueles que realmente importam, quando nos recostarmos numa qualquer encosta para recuperar as forças e nos alimentarmos, ao abrir a mochila, o caminho vai-se tornando cada vez menos agreste na medida em que conseguirmos transpor para a próxima caminhada esse alimento de Vida.
Para sentir a plenitude da Vida precisamos também de sofrer… A alegria Pascal nunca será absoluta porque continuamos a ter retratos de um mundo em que os valores se confundem e em que o desrespeito pelo que é mais sagrado continua a acontecer em que a crueldade, a exploração, a violência e a desonestidade continuam a ser primeira página… e não conseguimos passar ao lado…
Aqueles que apesar de hoje estarem vivos carregam no seu coração, ódios, invejas, opressão, injustiça… de facto não vivem… estão mortos.
Mas Jesus matou a morte e convida-nos a trilhar caminhos de Vida e convida que nos desprendem do que é efémero, que nos levam ao mais interior de cada um de nós, na entrega ao outro.
Este convite tem de encontrar eco nos nossos corações através da Mensagem da Ressurreição que nos impele à Reconciliação… temos de fazer esta passagem porque só assim sentiremos a Alegria da Vida.
Celebrar a Páscoa é fazer a Vida valer a pena.
A todos vós Escuteiros da Região de Aveiro desejo-vos uma Santa Páscoa em Cristo
Aveiro e Base Regional aos 17 de Abril de 2019
Do v/ Chefe Regional e Amigo
José Carlos Santos