Levanta-te a anda! Ele virá VIGIAI!
O Papa Francisco é uma voz incansável no sentido de nos incitar a viver a vida com a marca da alegria cristã. Sabemos que a mensagem cristã é chamada “Evangelho”, ou seja boa notícia, um anúncio alegre para todas as pessoas.
A nossa preparação para o Natal é uma vigília de alegria crescente por aquilo que Deus fez por nós em Jesus Cristo. Esta alegria que defendo não significa andar sempre de sorriso sobranceiro no rosto, fingindo que nada nos preocupa na vida. A alegria cristã deriva de sabermos de onde viemos, porque estamos aqui e para onde vamos. Ora isto torna os nossos passos mais leves e melhor direccionados.
Este 1º Domingo de Advento dá o mote para todo este feliz caminhar. O fragmento do Evangelho pode ser dividido em duas partes: a 1ª procura uma imagem que dê a entender como será o regresso glorioso de Jesus Cristo, no final dos tempos. A 2ª é uma exortação à Vigilância, com destaque para a surpresa do acontecimento que a todos nos pode apanhar desprevenidos. Uma das caracteristicas do Evangelho segundo Sº Mateus é a ligação aos conteúdos próprios da Bíblia Hebraica, para mostrar o seu pleno cumprimento em Jesus.
… a expressão « virá o Filho do Homem» é utilizada por Jesus Cristo para falar de Si e em relação à sua última vinda gloriosa. Não à previsão sobre essa «hora». Contudo não nos remete para a passividade, nem só para o futuro, mas para a actividade no presente. Jesus propõe que cada um de nós assuma a sua existência. Estar preparado é, portanto, a única atitude. Estar preparado significa estar aí, todo inteiro, estar presente e Vigilante.
A vigilância interior é um grande dom: abre ao silêncio activo, à espera contemplativa, sem inquietação ou intranquilidade. Estar presente à vida e ao que nela acontece é a melhor maneira de preparar a vinda do «Filho do Homem».
Ele virá: Vigiai!
Sempre Alerta para Servir!
Élio Simões
Assistente regional adjunto