Caros escuteiros da região de Aveiro
Cumprimento-vos com muito carinho neste tempo da Páscoa e em especial nesta semana tão importante para nós cristãos, para nós escuteiros.
Retenho a imagem do nosso Papa Francisco a caminhar sozinho nas ruas vazias de Roma…
Um manto branco que contrasta com as imensas paredes escuras, seguramente carregadas de história… o portador do testemunho de pedro, numa visão humana e logo próxima de todos nós.
É certamente uma imagem única só possível devido às circunstâncias que hoje vivemos, mas também pela mensagem que este ato encerra e que pode entendida de diversos modos, sim, mas na certeza que, quer no percurso que fez, quer na simbologia dos lugares sagrados que visitou e onde orou, mostrou uma vez mais ser um peregrino na sua dimensão humana e como tal um exemplo acessível a todos nós filhos de um mesmo Deus.
E vamos vendo esses exemplos únicos de amor que creio sempre existiram, mas que agora com as novas tecnologias nos entram casa dentro quase em tempo real.
Um amor genuíno porque implica desde logo dar a vida e muito mais porque despojada de qualquer interesse pessoal pois é por alguém que nem sequer se conhece, disponibilizando equipamento que podia salvar a sua própria vida para alguém mais novo, para alguém que ainda tem mais vida para viver… e fazê-lo com um sorriso… dizendo que tive uma vida boa… é tempo de dar aos que mais precisam essa oportunidade de viver…
Que grandes mensagens para o tempo pascal… mensagens de vida, mensagens de esperança numa humanidade que se une e desta forma vive aquele que é o projeto de deus – um projeto de amor, um projeto de vitoria da vida sobre a morte.
Meus queridos amigos, irmãos no escutismo e em Cristo:
Também nós estamos empenhados em viver esta páscoa segundo os valores da nossa fé e da nossa promessa e assumimos com especial relevância a mensagem do nosso papa quando diz que nesta noite que cai há semanas temos de remar juntos.
Fazemo-lo com lenço ou sem lenço, nas mais variadas linhas ativas, sejam nos serviços de saúde e segurança, seja na padaria, seja na recolha do lixo… de forma organizada ou pessoal, colocando-nos ao serviço dos que menos podem… dos que estão mais expostos…
Teremos todos uma páscoa diferente este ano mas olhem quem sabe até pode ser muito melhor!
Não vamos ter a nossa família para abraçar, para partilhar um almoço e sabemos quanto isso nos custa, mas olhem todos temos a oportunidade de nos doar de forma especial aos que de nós precisam e… haverá páscoa melhor do que a páscoa que sentimos no nosso coração?
Amigos
Este é o alvorecer de um novo tempo…. Nada será igual depois disto!
O desafio sempre foi, continua a ser, viver em cada dia os valores da nossa promessa, os nossos princípios, a nossa lei, a nossa fé.
Logo logo esta noite vai acabar e aí teremos de novo a possibilidade de nos encontrarmos todos e de celebrar da forma que só nós sabemos esta imensa alegria de ser escuteiro.
Em meu nome pessoal e em nome da junta regional, desejo-vos a todos uma Santa Páscoa!
Sempre Alerta para Servir
O Chefe Regional de Aveiro do CNE
José Carlos E. Santos