Deus tem um sonho para Ti!
Vivemos e progredimos na dinâmica da Aliança. Ao lançarmos o nosso olhar para o livro da Sagrada Escritura, a Bíblia, aí encontramos umas quantas narrativas descrevendo as mais diversas situações em que a intervenção de Deus se revelou decisiva, estabelecendo o equilíbrio e a serenidade necessária para dar sentido á vida. Recordamos a Aliança com Noé; depois com Abraão; a Aliança no Monte Sinai, e outras tantas se poderiam mencionar. Contextualizando com o panorama dos nossos dias, deparamo-nos com necessidades muito parecidas. Temos uma tendência trágica para “desarrumar” o sonho de Deus. Vejamos, a humanidade, o mundo com todo o buliço do dia a dia vai enfraquecendo. É imperioso negociar a paz, a guerra quer das palavras, quer no aspecto bélico, os acordos, melhorar pareceres, procurar condições mais vantajosas. O que é que mudou, desde os povos da Antiguidade até hoje?
Shemá! Escuta, Pára!
Deus tem um sonho á medida de cada um. Para Ti, para mim, para nós! Estabelece a Sua aliança com os Homens como o marco mais importante da história da Salvação. Israel, o Povo da Aliança, é o símbolo de toda a Humanidade, sendo Deus o seu principal aliado. Agora é o Senhor único, o Deus do Céu e da Terra, que dá a Lei e se compromete com todo o crente. Para tal, basta ao Homem ser fiel e viver de forma comprometida com este projecto, que o Deus da vida e do Amor tudo fará para que viva feliz, vendo nela não um peso, mas um caminho de libertação e uma fonte inesgotável de harmonia com o mundo e as pessoas.
O terceiro domingo da Quaresma vem revelar-se decisivo nesta caminhada até á Pascoa. Deus comunica ao seu Povo Palavras de vida: os Dez mandamentos como dom de amor, não são uma ameaça ou imposição, são antes fonte de bênção para quem os cumpre confiando nas promessas de Deus. A liturgia deste domingo alerta ainda para um novo desafio a todo o cristão: não deixar-se enredar pelas malhas do legalismo, ou falsos muralismos «dizer e não fazer». A lei de Deus foi revitalizada por Jesus, Ele é a proposta decisiva de Deus ao homem. Só poderemos adorar a Deus em espírito e verdade através de Jesus Cristo e de Jesus crucificado. Hoje, é discípulo de Jesus, e edifica o seu corpo, sela a sua aliança, aquele que se deixa moldar pela força dos sacramentos. É fiel á aliança, quem, a exemplo de Jesus, destrói o «Templo velho, para edificar o templo dos Homens Novos.
Jesus com a tua ajuda, vou conseguir reconstruir a minha vida de acordo com o Teu sonho.
Élio Simões
Assistente Regional Adjunto