A Equipa Nacional da IIª Secção, no cumprimento do Plano Anual da Secretaria Nacional Pedagógica, tem preparada uma ferramenta pedagógica intitulada “Whakawhiti”. O principal objetivo desta ferramenta é criar oportunidades de intercâmbio, partilha e troca de conhecimentos entre Patrulhas/Tripulações ou Expedições/Flotilhas através da aplicação do conhecimento e técnica escutistas.
O Imaginário foi inspirado na cultura Maori, pela sua riqueza tanto em termos de vivências no campo e no mar como pelos seus costumes e tradições.
O símbolo do jogo será a Tartaruga, por ser o símbolo da família, uma vez que o grande objetivo desta atividade é estreitar laços entre os Escuteiros desta grande família que é o CNE. É pelo convívio com outras realidades e com outras dinâmicas que o Explorador/Moço tem a oportunidade de aprender. No fim, quanto mais frequente for o intercâmbio, mais seremos o reflexo de um grupo de irmãos que segue o mesmo ideal.
O Jogo Whakawhiti pode ser realizado em quatro níveis:
– Nível Núcleo ou Concelho: entre Expedições/Flotilhas do mesmo Núcleo ou Concelho (quando a Região não funcione sob a forma de Núcleos);
– Nível Regional: entre Expedições/Flotilhas de Núcleos ou Concelhos diferentes (quando a Região não funcione sob a forma de Núcleos), mas da mesma Região;
– Nível Inter-Regional: entre Expedições/Flotilhas de Regiões fronteiriças;
– Nível Nacional: entre Expedições/Flotilhas de Regiões não fronteiriças.
Por cada nível realizado, cada Explorador/Moço que efetivamente participe recebe uma Insígnia enquadrada no Imaginário do Jogo. Após completar todos os níveis propostos, o Explorador/Moço recebe uma Insígnia Final do Whakawhiti.
A preparação de toda a atividade deverá ser da responsabilidade das Patrulhas/Tripulações ou Expedições/Flotilhas que pretendam jogar o Whakawhiki. Desde os primeiros contactos, às inscrições, a escolha dos temas a desenvolver, a conceção até à avaliação.
Para isto serão disponibilizados três links: um com as fichas de inscrição/avaliação, outro com as regras do jogo e outro onde as Patrulhas/Tripulações ou Expedições/Flotilhas manifestem a sua vontade de jogar. Entendemos que este último link pode ajudar a agilizar os contactos e, de alguma forma, “quebrar o gelo” que, numa fase inicial, pode constituir um entrave.
A Equipa Nacional da IIª Secção está totalmente disponível para esclarecer todas e quaisquer dúvidas que vos possam surgir, bem como permanece recetível para sugestões que nos queiram fazer chegar.
Segue em anexo o regulamento para que tomem conhecimento integral do funcionamento e dinâmica desta ferramenta pedagógica que, pela sua dimensão e alcance, pode constituir-se como uma excelente oportunidade educativa para concretização do Progresso Pessoal, bem como de todas as outras maravilhas do Método Escutista.